Pós-Graduação com Dilma

Crescimento recente da pós-graduação em Geografia

Atualmente existem 57 programas de pós-graduação em Geografia no Brasil, segundo dados dos SNPG/Capes. Destes, 2 oferecem apenas mestrado profissional e 29 oferecem doutorado. A Geografia tem, portanto, 86 cursos de pós-graduação no país. O último relatório trienal da CAPES, publicado em 2013, não deixa dúvidas de que houve, ao mesmo tempo, um crescimento da institucionalização de novos programas de pós-graduação de Geografia — cujo número duplicou nos governos Lula e Dilma — e a interiorização dos cursos para além da região concentrada e das grandes cidades. O crescimento do número de cursos e de sua abrangência territorial teve como clara consequência o aumento do número de matriculados e de titulados e, portanto, do crescimento da própria produção de pesquisas de Geografia no Brasil.

Não é possível desvincular este crescimento ao contexto mais amplo das políticas educacionais federais de expansão e interiorização da educação superior no Brasil. Assim afirma a geógrafa Júlia Adão Bernardes, da UFRJ: “No meu longo tempo de vivência como professora universitária, tenho testemunhado, nos últimos 12 anos, substanciais mudanças na vida do país. Na experiência universitária percebi a valorização do professor/pesquisador, a dotação de recursos, as bolsas criadas, as cotas, a expansão do número de universidades, os cursos de pós-graduação, entre outros. Poucos países, mesmo os considerados desenvolvidos, apresentam tais mudanças”. Cabe destacar que tal crescimento da pós-graduação foi acompanhado da ampliação de oportunidades de trabalho qualificado para os recém-pós-graduados na rede federal de ensino. A criação de novas universidades federais e novos campi e a consolidação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia têm promovido a contratação de grande contingente de mestres e doutores por meio de concursos públicos.

Diretores da ANPEGE com Dilma

Os atuais diretores da ANPEGE — Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia — assinaram o Manifesto. Os professores Eliseu Sposito e João Lima Sant’Anna Neto, da Unesp de Presidente Prudente, e Charlei Aparecido da Silva, da Universidade Federal da Grande Dourados, apoiam a reeleição de Dilma Rousseff. Esta é a 11ª gestão da entidade, que foi fundada em 1993 e teve como primeiro presidente o geógrafo Milton Santos.

Junto com eles assinam também os ex-diretores Maria Adélia de Souza (USP — secretária da 1ª gestão), Claudio Antonio Gonçalves Egler (UFRJ — tesoureiro da 2ª gestão), Ariovaldo Umbelino de Oliveira (USP — presidente da 4ª gestão), Francisco de Assis Mendonça (UFPR — secretário da 5ª gestão e presidente da 8ª gestão), Marlene Teresinha de Muno Colesanti (UFU — tesoureira da 5ª gestão), Luiz Cruz Lima (UECE — tesoureiro da 6ª gestão), Márcio Piñon de Oliveira (UFF — presidente da 7ª gestão), Aureanice de Mello Corrêa (UERJ — tesoureira da 7ª gestão), Márcia da Silva (Unicentro — tesoureira da 8ª gestão), Maria Geralda de Almeida (UFG — presidente da 9ª gestão), Edvaldo Cesar Moretti (UFGD — tesoureiro da 9ª gestão) e Maria Tereza Duarte Paes (Unicamp — presidente da 10ª gestão).

ANPG destaca valorização da educação superior e da pesquisa

No dia 15 de outubro, a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) lançou carta que destaca o crescimento geral da pós-graduação do país nos últimos anos. “Hoje somos mais de 200 mil estudantes de mestrado e doutorado (sendo 84% matriculados em instituições públicas de ensino)”, afirma a nota. Outro ponto a se destacar é a política de bolsas de estudos da Capes e do CNPq. “Vimos, nos últimos 12 anos, a pós-graduação ter saltos quantitativos e qualitativos importantes. Houve um incremento de 187% no número de bolsas concedidas pelas CAPES. O CNPq aumentou em 166% o número de bolsas concedidas. Ocorreram cinco reajustes das bolsas de pesquisa, que, embora não tenha resultado em aumento real, contrapõem os oito anos de arrocho, sem aumento algum, no governo FHC”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s