Geógrafos entregam manifesto a Dilma!

Foto: Ichiro Guerra

O documento chegou aos ouvidos de Dilma em São Paulo, no dia 20 de outubro

Os geógrafos aproveitaram a visita da presidenta Dilma Rousseff ao Teatro da PUC-São Paulo (TUCA), na noite desta segunda-feira, dia 20 de outubro, para entregar pessoalmente o Manifesto dos geógrafos e geógrafas em favor de sua reeleição. A iniciativa partiu de Mónica Arroyo, professora da USP. O geógrafo Luciano Duarte, mestrando na Unicamp, em Campinas, organizou o manifesto que está online e a lista de signatários em um documento que rapidamente foi impresso e encadernado.

O desafio era fazer com o que este documento, que materializava os anseios de mais de 2500 geógrafos e geógrafas de todo o Brasil, fosse citado no ato. A geógrafa Flávia Grimm, doutora pela USP, fez os primeiros contatos necessários para que isto acontecesse, no fim da tarde da segunda-feira. E lá foram para Perdizes, onde aconteceria o evento.

Ao chegar ao teatro, uma multidão. “Lamentavelmente não conseguimos entrar. Fizemos a fila bem apertada até o final, mas não deu, fecharam as portas porque a capacidade estava esgotada. Era uma loucura de gente”. Neste momento, a sorte contribuiu. “Ainda bem que entregamos o Manifesto para a professora Arlete Rodrigues, que conseguiu entrar e entregou para os organizadores do evento. A isto se somou a persistência de Flavia Grimm, que fez uma gestão intensa por telefone, junto a diferentes contatos, até chegar ao coordenador geral do evento, que também se comprometeu a divulgar o manifesto”, explicou Mónica.

No TUCA, o manifesto foi entregue junto de vários outros manifestos de apoio a Dilma, um pouco antes do discurso da presidenta, que encerrou o evento. A professora Arlete Moysés Rodrigues informou nas redes sociais: “Tive a incumbência de entregar aos organizadores do evento. Agradeço ao Vicente [Lemos Alves, professor da Unicamp] e Mónica que estavam com o manifesto impresso por me fazerem porta-voz de tão nobre empreendimento”. A geógrafa entregou o documento para o ator Sérgio Mamberti, mestre de cerimônias do ato, que anunciou a entrega para Dilma.

[veja o anúncio a partir dos 52′ 20″]

A geógrafa também comentou o clima do evento. “Todos de vermelho e com o coração limpo. Festa da democracia. Manifestação de voto vindo de várias correntes e de pessoas maravilhosas”, escreveu. Já Mónica Arroyo, que permaneceu do lado de fora, afirmou que “a galera na rua Monte Alegre estava muito animada, apesar da chuva suave e persistente. No fim do ato, Dilma apareceu nas janelas do TUCA. Foi emocionante, ela estava super animada e simpática. Foi o fechamento perfeito às 23h30, aproximadamente”.

Os vídeos divulgados dão ideia do que aconteceu naquela noite:

Rodrigo Vianna, na Fórum, avaliou que “desde a campanha de 89 que não se via um ato político com tamanha carga de emoção em São Paulo”.

O manifesto dos geógrafos também foi mencionado pela assessoria de imprensa da presidenta, entre manifestos assinados “por economistas, pesquisadores, profissionais da cultura e do cinema, psicólogos e geógrafos, além de profissionais da Unicamp e universidade do ABC”.

Faça o download da versão impressa entregue à presidenta

Anúncios

2 comentários

  1. tadeu · outubro 23, 2014

    PARABÉNS A TODOS OS GEÓGRAFOS E UM ABRAÇO ESPECIAL PARA OS ORGANIZADORES DO MANIFESTO, A QUEM, COMO GEÓGRAFO, AGRADEÇO.
    Tadeu Alencar Arrais

    Curtir

  2. Tito Borda · outubro 26, 2014

    Saludo a Mónica Arroyo, nativa de Argentina, quien se enamoró del Brasil y vive allí desde hace muchos años. Geógrafa de gran prestigio, abraza las causas de los pueblos de América Latina, por eso es Petista.
    Fuerte abrazo para todas y todos con mucho amor por el Brasil
    Tito Borda

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s